BALAIO SALETE MARIA

As obras reunidas na Estante Salete Maria tematizam a luta do povo, seus embates contra os poderosos e a história de seus feitos, no rumo de sua libertação da opressão. O nome da Estante é uma homenagem à cordelista Salete Maria da Silva.

 

CATÁLOGO DE CORDÉIS SALETE MARIA

 

A HISTÓRIA DE JOCA E JUAREZ

Juarez era um senhor devoto do padre Cícero, que se vê apaixonado por Joca de Manezim. A estória se deu em meados de 1906.  Joca, ao ver Juarez na ribanceira, também logo se apaixona. Juarez, muito religioso, reza à Deus para que lhe livre daquele castigo de amar outro homem. Sai para igreja e pede confissão ao Pe. Cícero. O padre lhe diz para esquecer essa história, que era tentação. Pede para que ele reze muito. Juarez diz que o seu amor por Joca é sincero e que ele é tudo que mais quer.

 

A HISTÓRIA DE ZÉ LEITOR

Zé recebeu um convite muito estimado, foi chamado para aprender a ler, contar e escrever. Pensativo, Zé conversa com a mulher sobre isso, dizendo que sobreviveu até aquela idade sem ter estudado. Questiona-se se aprender naquela altura da vida seria uma boa ideia. A mulher o apoia à estudar, dizendo que todo mundo, naqueles tempos, estava letrado. Zé decide, assim, comprar um caderno e se dedicar aos estudos.

 

A MULHER DE SETE VIDAS

Narra a história de uma mulher que encontra uma aparição. Depois de falar com ela, um anjo lhe diz que aquela mulher foi ela em outra vida. Perplexa, ela adormece e passa a ver sua vida anterior. À ela é dito que viveu sete vidas, e que teve muitas experiências. Que foi rica, pobre, que saboreaste de tudo. Que encarnou desde o início da humanidade. Fala da simbologia do número sete em muitas coisas e que para ela seria um marco e um fim.

 

AGORA SÃO OUTROS 500 ou “MENTIRA TEM PERNA CURTA”

Salete Maria desmascara com muita criticidade séculos de uma historiografia canônica. Afirma que um português mentiroso diz que “achou” o Brasil, para um rei ambicioso. Roubaram as riquezas da terra e forçaram os índios a se converterem à religião oficial. Fala os problemas atuais da sociedade brasileira, criticando vários setores do país, inclusive a imprensa. Fala das tantas injustiças feitas ao país e que quer um historiador que conte as verdades por trás do cânone historiográfico, da qual chama história “oficial”.

 

ASSÉDIO MORAL: DIGA NÃO!

Salete Maria fala sobre o assédio moral. Diz ser um tema muito importante, que merece grande atenção. Fala de sua repercussão e que a temática já vem sendo bastante pesquisada. Pode se dar na família, ou em um grupo social. O risco é perigoso, o dano insidioso. Trata-se da humilhação, que sofre o trabalhador, perseguição e também terror. Fala ainda de uma dissertação de Margarida Barreto, como inspiração para ela, propondo uma reflexão.

 

LUGAR DE MULHER

Em uma critica à sociedade patriarcal e ao moralismo, Salete diz ser da mulher muitos lugares. É dela o direito de ser e fazer o que bem entender, assim como tem feito o homem. Lugar de mulher é show, favela, brejo e poder, é gol, desfile, ringue e lazer etc.

 

MARIA DE ARAÚJO E SEU LUGAR NA HISTÓRIA

Neste cordel, Salete desenvolve uma nova roupagem da história da Beata Maria de Araújo. Em primeiro lugar, explica sua condição: sozinha no mundo, devota, casta e cambota, vivendo como agregada em Juazeiro do Norte. Explana também as enfermidades que diziam sofrer a beata e sua história de vida. Fala de manifestações de Cristo e da Virgem Maria que a mesma recebia. Também afirma que a beata foi protagonista no milagre da hóstia ensanguentada e as injustiças que à ela fizeram.

 

MULHER TAMBÉM FAZ CORDEL

Salete Maria, em uma retrospectiva histórica, denuncia o machismo e o patriarcalismo na produção dos folhetos de cordel. Mostra que a mulher não tinha oportunidade de publicar cordel algum, de ser poetisa. Fala de uma mulher, talvez a primeira, a publicar um folheto, utilizando um pseudônimo. Verseja que muitas mulheres fazem cordel e a importância dessa literatura para a sociedade.

 

MULHERES FAZEM

Salete, de forma sagaz, perfaz uma série de elementos sobre o que as mulheres fazem, ou podem fazer. Uma crítica elaborada ao machismo, à homofobia e a sociedade patriarcal que impediu as mulheres de fazerem tanta coisa durante tanto tempo. Mostra o valor da mulher e a sua importância na sociedade.

 

O GRITO DOS MAL ENTENDIDOS

Salete dá voz à uma assembleia de homossexuais, relembrando muitas celebridades que abraçaram a causa gay. Fala dos direitos dos homossexuais e de sua igualdade perante os demais. Diz que eles têm que lutar por igualdade. Fala das doenças sexualmente transmissíveis, que devem ser combatidas. Combate ainda a sociedade preconceituosa e os governos opressores.

 

O MILAGRE TRAVESTHRILLER

Shirley Dayanna é um travesti que quer engravidar. Em busca de seu objetivo, roga ao Padre Cícero Romão Batista, santo popular de Juazeiro do Norte, que interceda pela sua causa no reino dos céus. Desesperada e sem encontrar soluções, recorre a outros elementos, como o Candomblé, religião de matriz africana, além de crenças populares. Após encontrar um livro esquecido com informações misteriosas acerca dessa temática, consegue realizar o seu objetivo. Envolvendo o sagrado e o profano, a seriedade da temática e o tom jocoso, Salete Maria envolve os seus leitores em mais um dos seus grandes trabalhos. Travesthriller foi originalmente projetado para uma produção cinematográfica, cujo protagonista é interpretado por Malan Amaro. Um cordel de Salete para o seu grande amigo Orlando, que já estava dirigindo o filme quando faleceu.

Leave a comment